terça-feira, 17 de agosto de 2010

E Ainda Querem que Eu Acredite que Eles se Importam....

Acabei de chegar da facul. Tivemos uma palestra sobre ecodesenvolviento e a Agenda 21. O palestrante senhor Renato Quintino levantou questões importantíssimas (sim, não nego) porém obsoletas, pq meu amor em pleno ano de 2010, vendo o Paquistão inundar, a Europa parecendo Copacabana e o Sul do Brasil nevando da forma como está, vendo tanta catástrofe acontecer, tantas situações extremas, se não soubermos o motivo e como parar, PELO AMOR DE TUPÃ, não dá. Reuniões para discutir o aquecimento global estão super na moda, é chique. Lembro-me de uma passagem onde uma amiga iria jantar na casa do namorado que, digamos, era de uma classe social um pouco acima da dela. Minha amiga um pouco desesperada( normal, já que iria conhecer a sogra) perguntou a mãe o que falar, mostrando o seu medo de falar besteiras. A mãe por sua vez (uma figura fantástica) respondeu o seguinte:
__ "Minha filha, simples. Se alguém vier falar algo vc diz que acha que o que estão fazendo com a Amazônia é um absurdo e que se preocupa muito com o aquecimento global. Falar de desenvolvimento sustentável é chic."

A Agenda 21 é louvável, mas NÃO é lei. Hoje ouvi que educação ambiental no ensino básico é lei mas que a lei "não pegou". COMO ASSIM???? OI???? A lei não pegou porque simplesmente não a fizeram pegar, porque se quisessem (aí está o "X" da questão meus queridos) ela estaria em vigor e a todo vapor. O meu lixo polui? claro que polui, mas não é o meu lixo separado que vai mudar o mundo. Aí vc me fala:
__ Mas se cada um fizer a sua parte, podemos reverter a situação do planeta.
A minha resposta?
MENTIRA, UTOPIA, BALELA, PALHAÇADA, PENSAMENTO ALIENADO, PENSAMENTO IMPLANTADO.
E o que fazer então com o lixo de metalúrgicas? Siderúrgicas? Com os gases poluentes que são vomitados no ar por empresas que nem se importam com isso?
Realmente. O que fizemos hj foi lindo. A prefeita estava uma barbie de porcelana no seu terninho preto ( de porcelana mesmo até MUDA estava) linda sendo aplaudida pela sua capacidade de trazer o projeto, de implantar o projeto, projeto, projeto. EU QUERO RESULTADO.
Projeto por projeto, estão desrespeitando a lei a metros da minha faculdade, temos uma APP na região que por lei deveria ser protegida. Contruções no local a no mínimo 30 m de distânci, jah tem casa a menos de 10 m. Sabe qual o resultado? Vai assorear e a água desse ribeirão abastece a cidade. CADÊ A AGENDA 21? Ou ela não sabe? Agora, o que é pior? Saber dessa situação e mesmo assim deixar acontecer, OU, não saber de um crime ambiental acontecendo a cm dela??? Eu estou muito chocada e chateada. Fica aqui a minha indignação. E ainda por cima, um ser alienado vem me perguntar o que eu havia feito hoje pela Agenda 21. Num tom hipócrita. A QUESTÃO É QUE NINGUÉM FAZ, NEM NA HORIZONTAL NEM NA VERTICAL. ONDE ESTÁ O GOVERNO? PORQUE NÃO É LEI? PORQUE NÃO CUMPREM?
NÃO FOI O QUE EU FIZ HOJE. É O QUE NÃO FAZEMOS DESDE 92.
A teoria todos sabemos, mas na prática hummm(desprezo).


entendam, nós cidadãos temos sim que fazer, sim que arregaçar as mangas e ir atrás de um mundo melhor, mas, apenas o governo pode fazer a Agenda 21, a Carta da Terra e outros "projetos" virarem leis e parar com essa poluição desenfreada das grandes indústrias. Agora é tentar reverter, mas saibam, não teremos mais que 68% de reversão, isso se trabalharmos muito e seriamente nessa causa, não serei utópica, não acredito na reversão total da situação.

Ai aqui fica meu desabafo. Sei que não passo de uma aluna de Geografia que fervilha idéias e que hj foi desrespeitada por um colega que nem mesmo da situação sabia. Mas comprometo-me comigo mesma a lutar pela causa. Hoje descobri a vertente que seguirei dentro do meu curso.
agora vou dormir que a palestra, o stress e aquele menino me tiraram do sério e minha cabeça vai explodir a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário